Professora Denise Machado Cardoso participou da “Journé d’études” no Centre de Anthropologie Culturel (CANTHEL) da Universidade Paris-Déscartes-Sorbonne, proferindo a palestra intitulada “Peuples d’Amazonie”, no dia 24 de setembro de 2019. A “Jornada de Estudos sobre a Amazônia” ocorreu na Salle de Théses da Universidade Paris-Déscartes-Sorbonne, como parte da programação da exposição intitulada “La déforestation en Amazonie brésilienne et ses impacts environnementaux sur les peuples des forêts”. Restrita a professores/as e estudantes do mestrado, doutorado e pós-doutorado em Antropologia do CANTHEL, estiveram presentes as professoras Valérie Robin e Marie Salaum (respectivamente, Diretora e Diretora Adjunta do CANTHEL), além de outros professores deste centro. As conferências científicas desta jornada foram apresentadas pela professora Soeli Farias-Lemoine (pesquisadora associada do CANTHEL e IPEASA), Denise Cardoso (UFPA) e outros pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa do estado do Pará e do Amazonas. Após a apresentação das conferências houve debate com ampla participação do público presente.