Área de concentração: Sociologia e Antropologia



Estudos nas disciplinas de ciências sociais com ênfase no diálogo entre as obras dos autores e dos autores da sociologia e sua interface com os trabalhos antropológicos. Desenvolvimento de pesquisas e ações conjuntas, cuja abordagem incide sobre a interligação entre as disciplinas e, ao mesmo tempo, os recursos teóricos e metodológicos da sociologia e da antropologia.

 

Linhas de pesquisa:

As ações públicas e coletivas, território e ambiente

Os estudos sobre ação coletiva e atores (associações, movimentos sociais) em dimensões rurais e urbanas; estudos sobre conhecimentos e usos de recursos naturais; estudos sobre a participação eo papel do Estado, os conflitos, mediação e acordos em matéria de direitos sociais; estudos sobre a ação pública em processos territoriais; estudos sobre o desenvolvimento e os desafios sociais.

 

Ética, trabalho e sociabilidades.

Estudos em Sociologia da ética na sua dimensão política, institucional e intersubjetiva, em diálogo com a antropologia. Discutir temas como comunicação e relações da sociedade, arte e sociedade, educação, violência e não-violência, relações com a natureza, bem como estudos teóricos de processos sociais, como vontade, responsabilidade, liberdade, pessoa e domínios da ética. Inclui diferentes formas que o trabalho assume na sociedade contemporânea, as suas relações com a qualificação profissional, processo e condições de trabalho, redes sociais e análise das organizações económicas.

 

Gênero, geração e relações etnicorraciais

Investiga questões relacionadas ao sexo como uma expressão de identidades plurais, nas suas várias instâncias e nas relações sociais. Estudos também abordar as relações intergeracionais, com foco na primeira infância, juventude e velhice e dinâmica demográfica, trânsitos e deslocamentos. Estudo das minorias étnicas, raciais e socioculturais, étnico, procedimentos de emergência interculturalidades entre grupos de ascendência Africano, os povos indígenas, os camponeses, os caboclos, grupos de imigrantes e outros na / da América.

 

Religião,cultura ,simbolismo e poder

Estudo de sistemas, práticas representações religiosas em suas dimensões ritualísticas e institucionais; práticas intelectuais e culturais que envolvem manifestações sagradas, o património cultural, relações de poder e cultura, cultura popular, festas e outras formas de sociabilidade. Estudos de diferentes formas de práticas de saúde, inclusive das relativas à medicina popular, xamanísticas e outras práticas, tanto na zona rural como urbana populações (indígenas e não-indígenas). Em tudo isto é apresentar o simbolismo e sua resultante de práticas que se relacionam com questões de poder.