1º ENCONTRO DE PESQUISA EM CIBERCULTURA E OS POVOS DOS RIOS E DAS FLORESTAS
 
Com entusiasmo, anunciamos o "1º Encontro de Pesquisa em Cibercultura e Povos dos Rios e das Florestas". Este evento é fruto de uma colaboração inter institucional e tem como principal objetivo aprofundar o diálogo sobre as interações entre as pesquisas em cibercultura e seu impacto nas comunidades originárias. Adotando uma perspectiva inovadora e centrada na metodologia Patchwork, este seminário promete ser uma jornada enriquecedora de reflexão e aprendizado. Duas mesas presenciais com pesquisadores da UFPA, PUCSP, UFBA, Middle Tenesse University e Purdue University.  Além das mesas de discussão, lançaremos os Grupo de Estudo Kubē que integra o Observatório Inter institucional em Cibercultura Kubē e o Observatório Oba. 
 
 
📅 Data: 16 de novembro de 2023 
📍 Local: Auditório Setorial Básico 1 - UFPA
 ⏰ Horário: Das 14h às 18h
 
    💻     Inscreva-se: https://bit.ly/3FFgTdt
 
🎤 Programação:
 
14h - Abertura : Professoras Lucia Santaella, Kalynka Cruz e André Lemos (on line) 
 
14h30  - Mesa 1 - Pesquisa Patchwork:  Interinstitucionalidade e Decolonialidade
15h 30 - Mesa 2 - Cibercultura, Amazônia e Desafios sensíveis: metodologia, integração e inovação
 
17h - Lançamento dos Observatórios 
 
 
Mesa 1: Pesquisa Patchwork: Interinstitucionalidade e Decolonialidade
 
Neste painel, mergulharemos na discussão sobre a relação entre a interinstitucionalidade, a decolonialidade  e a pesquisa Interdisciplinar e interinstitucional. Como entender e promover  a sinergia e a colaboração entre diversas instituições e atores? Qual a importância dessa abordagem para os estudos em comunidades originárias?  Esta mesa nos convida à desconstrução de paradigmas sobre como se fortalecem comunidades por meio da pesquisa, respeitando sua história e diversidade. 
 
* Profa. Laura Zanotti 
* Profa. Denise Cardoso  
* Profa. Lorena Esteves
* Profa. Luana Kumaruara 
* Profa. Kalynka Cruz (moderadora)
 
 
Mesa 2: Cibercultura, Amazônia e Desafios sensíveis: metodologia, integração e inovação
 
Na segunda mesa, aprofundaremos nossa análise dos desafios metodológicos intrínsecos à cibercultura na Amazônia. Em um momento em que a região se tornou um ponto de destaque, é crucial abordar a influência crescente da cibercultura e as complexidades que isso traz para os povos originários. Discutiremos a necessidade de resiliência na pesquisa e a importância da inovação em um ambiente tão sensível, onde preocupações comuns, como cibersegurança e educação para a tecnologia, adquirem novos significados quando se tratam dos povos originários. 
 
* Prof. Lucia Santaella
* Prof. Otacílio Amaral
* Prof. Kalynka Cruz
* Profa. Richard Pace