O Juerê – Grupo de Estudos e Pesquisas com Crianças, Infâncias e Juventudes, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), promove, a partir desta terça, 10, o “Inventudes – Diálogos sobre crianças e juventudes na Amazônia”. O evento segue até a quinta-feira, 12, de manhã e de tarde, no Auditório Setorial Básico I.

De acordo com a coordenadora do Juerê e organizadora do encontro, professora doutora Telma Amaral, o Inventudes busca incentivar o intercâmbio entre pesquisadores, coletivos e militantes que desenvolvam pesquisas, ativismos ou projetos sociais com crianças e jovens. “Pretendemos dar ênfase aos aspectos relacionados às identidades regionais e locais, como é o caso da Amazônia, acompanhando suas singularidades e pertencimentos”, esclarece.

O encontro congrega participantes de várias áreas: além das Ciências Sociais, há profissionais, por exemplo, do Serviço Social, da História e da Comunicação. “A ideia é dialogar com todas as áreas possíveis, para conhecer os trabalhos desenvolvidos nesse campo, na Amazônia. Nesse sentido, a interdisciplinaridade e a interseccionalidade são necessárias e muito bem-vindas”, destaca a organizadora.

Programação – O evento terá atividades variadas. Além de conferência e mesas-redondas, o Inventudes contará com rodas de conversas, grupos de diálogos temáticos, mostra de filmes e exposição de fotoetnografias, esta última é uma parceria com o Visagem – Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem. “Muitos integrantes do Juerê também fazem parte do Visagem e, como a Antropologia, desde sua constituição, tem uma relação de muita intimidade com a imagem, não poderíamos deixar de dar visibilidade a esses trabalhos como forma de análise e produção de material crítico acerca de suas investigações e ações”, explica a coordenadora do Juerê.

Nos Grupos de Diálogos Temáticos, que ocorrem na quinta-feira (12), pesquisadores de diversas áreas vão apresentar os resultados de suas pesquisas concluídas ou em andamento, organizadas em três grandes temas: “Família e Geração”, “Corpos, Sexualidades e Educação” e “Infâncias e Juventudes em Contextos Diversos”. Além de trabalhos da própria UFPA, serão expostas pesquisas da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), da Universidade da Amazônia (Unama) e da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Um dos destaques da programação fica por conta das rodas de conversas “Protagonismos juvenis”, que terá a participação de representantes de movimentos sociais e artísticos, como grafiteiros e pessoas ligadas ao hip-hop. “Queremos estreitar o laço entre a academia e os movimentos sociais, numa outra perspectiva diversa daquela que tradicionalmente se estabeleceu, que é utilizar o movimento social como campo de pesquisa acadêmico. Nosso interesse é garantir o lugar de fala daqueles que protagonizam ações efetivas na vida social”, enfatiza a professora Telma Amaral.

Juerê - A proposta de constituição do grupo surgiu em 2005, no contexto de disciplinas do antigo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (atual PPGSA) sobre a temática, ministradas pelas professoras Diana Antonaz e Angélica Motta-Maués. Desde então, vem se consolidando, com a realização de atividades mais regulares, a partir de 2012, e certificação do Diretório de Pesquisas do CNPq, em 2013. O Juerê conta, atualmente, com três linhas de pesquisa: “Cultura e espaço público”, “Educação e Trabalho” e “Gênero, afetividade e sexualidade”, envolvendo onze pesquisadores e parceria com outros grupos, como o Visagem, o Gepem – Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Gênero”, e o Interfaces – Grupos de Estudos de Pesquisas em Gêneros, Famílias e Gerações, da UFPA; e o Genseg – Grupo de Pesquisa de Gênero, Sexualidade, Educação e Gerações, da UEPA.

Os interesses de estudo são crianças e/ou jovens em circunstâncias e condições distintas, como na escola, em situação de institucionalização (hospitais, abrigos), ludicidade, questões relativas à sexualidade, laços familiares, contextos de violência e manifestações culturais.

Serviço:
Inventudes – Diálogos sobre crianças e juventudes na Amazônia
Dias: 10 a 12 de novembro de 2015
Hora: 9h às 18h
Local: Auditório Setorial Básico I
Programação no blog do evento.
Inscrições no evento.

Texto:  Ádria Azevedo - Ascom/IFCH.
Foto: Alexandre Moraes